Desfibrilhadores são usados em média quatro a cinco vezes por dia

terça-feira, 6 de março de 2012



O INEM distribuiu no ano passado 332 desfibrilhadores automáticos a corporações de bombeiros e estes equipamentos foram usados, em média, quatro a cinco vezes por dia.

Em comunicado enviado à agência Lusa, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) explica que foi feito um «esforço considerável para equipar ambulâncias com Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE)», que acabaram por ser usadas 1.673 vezes no ano passado.

Além de aumentar a capacidade de desfibrilhação em viaturas de emergência tripuladas por não médicos, o INEM deu formação em Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa a cerca de 1.800 bombeiros.

O DAE é um dispositivo portátil que permite, através de elétrodos adesivos colocados no tórax de uma vítima em paragem cardiorrespiratória, analisar o ritmo cardíaco e recomendar, ou não, um choque elétrico.

Das 1.673 utilizações de desfibrilhadores, 814 casos foram assistidos em ambulâncias de bombeiros, enquanto as ambulâncias operadas diretamente pelo INEM utilizaram 859 vezes os DAE. No total, foi decidido administrar choques em 253 situações.


Fonte: TSF

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
RUGBY DIGITAL - Boletim Digital | by TPN.Adaptação e Colaboração do SMPC de Vª Nª de Cerveira. Visite o Site dos Bombeiros de Cerveira ©2011