Jornadas Técnicas

sábado, 28 de janeiro de 2012


Município investe na formação especializada em prol da defesa da floresta


Esta acção realizou-se hoje e foi ministrada pela empresa “Natutecnia” dirigida a 25 combatentes em formação, pertencentes ao Corpo de Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira, assim como à Equipa de Sapadores Florestais SF 20-111.



A jornada técnica consiste na sensibilização e promoção do uso do fogo táctico, precisamente através do conhecimento das técnicas de fogo de supressão (contrafogo) e pretende dotar o combatente de ferramentas técnicas (teóricas e práticas) que lhe permitam iniciar-se no uso do fogo durante o combate dos incêndios florestais.






O programa formativo é composto por uma sessão teórica de três horas, que ocupou a manhã deste sábado e que realizou-se no auditório do Quartel dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira. Entre outros assuntos foi abordado o comportamento do fogo: dinâmica de gases; os fundamentos básicos: método indirecto, os conceitos; segurança na extinção; os princípios: estratégia, táctica e horário; as condições de aplicação, meteorologia; os métodos de aplicação: fundamentos teóricos e prática e analisados casos práticos.

Na parte da tarde a sessão teve carácter prático, a partir das 12h30 em parcelas de terreno junto ao Parque Eólico de Cerveira (Alto da Pena). Realizou-se uma queima de alta intensidade; prática de aplicação do fogo, adoptando as medidas de controlo e segurança necessárias; a explicação no terreno das diferentes tipologias de uso do fogo de supressão e a execução prática da táctica de fogo de supressão.


Refira-se que o uso do fogo táctico, vulgo contrafogo, é uma das técnicas mais eficazes no combate aos incêndios florestais. Contudo, muitas vezes é aplicada sem qualquer conhecimento, sem compreensão dos factores envolvidos no comportamento do fogo e sem obedecer às elevadas exigências de segurança.

Daí ter sido regulamentado o recurso ao fogo táctico, pela celeuma que levantou o seu uso por parte dos combatentes. Porque se continua a recorrer à técnica, dada a sua eficácia, a Câmara Municipal e Vila Nova de Cerveira decidiu levar a cabo mais esta actividade formativa, dotando os combatentes do concelho de conhecimentos que contribuam para o uso eficaz, eficiente e seguro desta táctica de combate.





 

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
RUGBY DIGITAL - Boletim Digital | by TPN.Adaptação e Colaboração do SMPC de Vª Nª de Cerveira. Visite o Site dos Bombeiros de Cerveira ©2011