Mais de 7600 ambulâncias do INEM saíram devido a chamadas falsas

quinta-feira, 24 de maio de 2012


Mais de 7600 ambulâncias do INEM saíram devido a chamadas falsas


O INEM recebeu no ano passado mais de 21 mil chamadas falsas, que originaram a saída desnecessária de 7.634 ambulâncias. Isto significa que todos os dias o INEM recebe 59 chamadas falsas e que são activadas diariamente 21 ambulâncias sem necessidade.
Todos os dias, dezenas de ambulâncias INEM, dos Bombeiros e da Cruz Vermelha são enviadas para situações de emergência médica que não existem. Tudo por causa das chamadas falsas para o 112, uma situação que provoca dificuldades a várias entidades que prestam cuidados de emergência médica pré-hospitalar.
Para cada situação de emergência médica, os CODU do INEM procuram accionar os meios que estejam mais perto do local da ocorrência. Ora, encontrando-se essa viatura ocupada numa situação falsa, o socorro será prestado por uma outra ambulância, possivelmente mais longe do local onde se encontra a vítima e que, naturalmente, demorará mais tempo a chegar onde é precisa.
As chamadas falsas para o 112 são um gesto irreflectido e que poderá causar graves prejuízos na assistência a quem realmente necessita, alerta o INEM.
O INEM revela o exemplo de uma chamada falsa realizada por adolescentes que fizeram a operadora acreditar que haveria uma mulher em trabalho de parto a necessitar de ajuda.
«Estes recursos poderiam estar a ser necessários para uma verdadeira emergência, prejudicando assim quem realmente necessita. O INEM vai apresentar queixa desta situação às autoridades competentes», revela em comunicado.
Fonte: “O SOL”

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
RUGBY DIGITAL - Boletim Digital | by TPN.Adaptação e Colaboração do SMPC de Vª Nª de Cerveira. Visite o Site dos Bombeiros de Cerveira ©2011