Nota à Comunicação Social

terça-feira, 1 de maio de 2012


Nota à Comunicação Social

Prémio Bombeiro de Mérito 2011

Salvamento no mar distingue bombeiro de Tavira

O bombeiro de 2.ª, João Miguel Figueiredo Horta, dos Municipais de Tavira, é o vencedor do Prémio Bombeiro de Mérito 2011 conforme decisão do júri reunido hoje para o efeito na sede da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), entidade promotora do galardão, com o apoio da Fundação Montepio.

O elemento dos Bombeiros Municipais de Tavira concorreu com mais seis candidaturas apresentadas ao Prémio. No âmbito do mesmo, o júri decidiu ainda galardoar com menções honrosas, o comandante Francisco Paiva, na qualidade de dirigente associativo, o hoteleiro António Muchaxo, na qualidade de personalidade empresarial apoiante dos bombeiros, e a Câmara Municipal de Almada, tendo em conta o nível de apoios continuados às associações de bombeiros do seu concelho.

O bombeiro de Tavira, João Miguel Horta, destacou-se pelo salvamento no mar de duas pessoas no dia 5 de Outubro do ano transacto na Praia da Terra Estreita – Santa Luzia, onde se encontrava em gozo de folga. Para a eleição desta candidatura o júri teve em conta o facto do bombeiro ter conjugado a demonstração clara de abnegação com as suas competências técnicas e operacionais. Nesse sentido, João Miguel Horta, quando se preparava para fazer face às condições traiçoeiras de mar, com ondulação de “levante” e correntes fortes, para resgatar vivas as duas pessoas, e face à falta de outros apoios no local, não deixou de accionar também outros meios, quer o seu próprio corpo de bombeiros, quer o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), através do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) de Faro, e ainda um concessionário de praia próximo, da Praia do Barril.

Enquanto se esperavam esses apoios, o bombeiro municipal fez-se ao mar, com coragem e determinação fazendo jus ao lema “Vida por Vida” e, com êxito, resgatou, em primeiro lugar, a mulher e, pouco depois o homem, sexagenário e asmático. Pouco depois, quando procedeu às manobras de recuperação, chegaram os primeiros apoios, das concessões da praia da Ilha de Tavira e do Barril, e da Polícia Marítima, que proporcionou o transporte das equipas do INEM e dos Bombeiros Municipais de Tavira para resgate dos náufragos a partir do cais da Terra Estreita.

O antigo comandante dos Voluntários Torrejanos e tesoureiro da Federação de Bombeiros do Distrito de Santarém foi distinguido com menção honrosa pelo trabalho desenvolvido nos bombeiros durante mais de meio século e como seu dirigente a partir de 1983.

O hoteleiro António (Tony) Muchaxo foi também galardoado com menção honrosa pelo apoio logístico que continua a dar aos Bombeiros Voluntários de Cascais há quase duas décadas no âmbito da prevenção e socorro na Praia do Guincho.

A Câmara Municipal de Almada viu também reconhecido pelo júri do Prémio Bombeiro de Mérito 2011 o apoio substancial e permanente dado às três associações de bombeiros voluntários do seu concelho: Cacilhas, Almada e Trafaria.

O Prémio e as Menções Honrosas serão entregues aos galardoados numa cerimónia integrada no Dia do Bombeiro Português, que se irá realizar em 27 de Maio, pelas 16h00, em Vila do Conde.





Observação:

§ Contacto telefónico do Corpo de Bombeiros Municipais de Tavira: 281322122

Anexos:

§ Fotografias do Bombeiro João Horta – Crédito das fotos: Marques Valentim/Bombeiros de Portugal

§ Reportagem publicada sobre a ocorrência protagonizada pelo Bombeiro João Horta, na edição de Outubro de 2011 do Jornal Bombeiros de Portugal, em www.bombeirosdeportugal.pt.

A saber:

A Liga dos Bombeiros Portugueses atribui anualmente o Prémio Bombeiro de Mérito, destinado a distinguir os elementos dos Corpos de Bombeiros de qualquer natureza que, no desempenho das suas missões de socorro e/ou de salvamento, pratiquem actos de relevância especial.

Paralelamente à criação do Prémio Bombeiro de Mérito, são instituídas Menções Honrosas destinadas a distinguir anualmente, personalidades e entidades que pelo seu desempenho, dedicação e iniciativa tenham contribuído para a promoção, dignificação e desenvolvimento da actividade das Associações e Corpos de Bombeiros.





Lisboa, 30 de Abril de 2012

Presidente do Conselho Executivo

Jaime Marta Soares

Comandante




Comunicação e Relações Públicas - LBP

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
RUGBY DIGITAL - Boletim Digital | by TPN.Adaptação e Colaboração do SMPC de Vª Nª de Cerveira. Visite o Site dos Bombeiros de Cerveira ©2011