Jornadas Técnicas de Defesa da Floresta Contra Incêndios

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Explica o presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira, que “o município de Vila Nova de Cerveira tem vindo, sobretudo nos últimos anos, a apostar num conjunto de acções operacionais com vista à redução do número de ocorrências e à redução da área ardida”. E é nesse âmbito que surgem agora as Jornadas, “que serão uma mais-valia, pelo valioso trabalho formativo que representam”, conclui.
Entre as acções já levadas a cabo, o presidente lembra a melhoria da rede de infra-estruturas de defesa da floresta contra incêndios (pontos de água, caminhos e faixas de gestão de combustível), o incremento considerável de acções de sensibilização, de fiscalização e de vigilância e a aposta dos técnicos municipais na área do uso do fogo técnico.
Desde sempre, o Serviço Municipal de Protecção Civil tem colaborado com as diversas equipas e elementos da Protecção Civil do Concelho de Vila Nova de Cerveira, destacando-se o apoio formativo ao Corpo de Bombeiros Voluntários e à cooperação com a Junta de Freguesia de Covas na constituição da Unidade Local da Protecção Civil.
O Serviço Municipal de Protecção Civil iniciou, como referimos, no passado dia 26 de Novembro, mais esta acção pioneira, designada por Jornadas Técnicas de Defesa da Floresta Contra Incêndios Florestais – constituindo um conjunto de acções divulgativas, dirigidas aos combatentes das diversas equipas que actuam no território concelhio no combate aos incêndios florestais: Corpo de Bombeiros, Equipas de Sapadores Florestais e Unidade Local de Covas. Esta acção, sem qualquer custo para as entidades ou combatentes visa a uniformização formativa, abordando temas que até aqui eram do domínio exclusivamente técnico e nunca transmitidos a quem está na linha da frente – os combatentes - ao contrário do que ocorre nos demais países.
A acção, de cerca de 201 horas, distribuídas por 32 dias, visa dotar cerca de 45 combatentes de conhecimentos sobre: comportamento de fogo e aplicação de manobras e táticas, o protocolo de Segurança LACES e Zona do Homem Morto, a detecção de pontos quentes e técnicas de rescaldo e introdução à Linguagem e Sistema de Previsão de Campbell  (Campbell Prediction System Language - CPSL).
Esta iniciativa promovida pelo município de Vila Nova de Cerveira, através do seu SMPC, contará com a participação de combatentes provenientes do Corpo de Bombeiros de Cerveira e da Unidade Local de Covas. Para além da equipa de Sapadores Florestais do Concelho (SF 20-111), participam equipas de sapadores do concelho de Paredes de Coura (SF 23-111) e de Valença (SF 19-111).
As Jornadas Técnicas de Defesa da Floresta têm a colaboração do Comando Distrital de Operações e Socorro de Viana do Castelo, da Junta de Freguesia de Covas, da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários e da Associação de Produtores Florestais do Vale do Minho.

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
RUGBY DIGITAL - Boletim Digital | by TPN.Adaptação e Colaboração do SMPC de Vª Nª de Cerveira. Visite o Site dos Bombeiros de Cerveira ©2011