Helis do INEM

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011


Helis do INEM podem não voar à noite
Bombeiros prontos para colaborar na solução



Os bombeiros, através da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), renovam a disponibilidade manifestada anteriormente em diversas ocasiões ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) para garantir o reforço da rede de postos de emergência (PEM) instalados nos seus quartéis, em alternativa ao recurso dos helicópteros, que o Instituto admite vir a parar durante a noite.
O INEM justifica a possibilidade da paragem dos helicópteros com a sua reduzida actividade.
Para a LBP isso não é novidade. Aliás, quando o INEM decidiu alargar a presença dos helis, os bombeiros, com menores custos e mais eficácia, compatível com a própria realidade, propuseram o alargamento da rede de PEM através da cedência de mais ambulâncias de socorro a sediar nos seus quartéis, e correspondente aposta na formação dos seus operacionais. Então, os bombeiros defenderam, e continuam a defender, a necessidade de repensar a lógica das ambulâncias de suporte imediato de vida (SIV), e também a manutenção e eventual reforço do número de viaturas médicas localizadas nos hospitais locais, particularmente no interior do País.
Recorde-se que, em 2009, no âmbito do grupo de trabalho para a criação faseada da Rede Nacional de Ambulâncias de Socorro (RNAS) a LBP propôs ao INEM a criação de mais 180 PEM, 80 em 2009, 40 em 2010 e 60 em 2011.
Com base nesses números, conforme a LBP então defendeu, no futuro, cada concelho deveria passar a dispor de, pelo menos, um posto PEM, bem como cada associação ou corpo de bombeiros com mais de quatro accionamentos diários de emergência pré-hospitalar. Isso, tendo em conta ainda a localização dos PEM face aos grandes eixos rodoviários e à necessidade de evacuação de acidentados ou doentes considerados urgentes ou emergentes em zonas com deficiente cobertura actual. A LBP defendia, e defende também, como critério para a criação dos PEM as distâncias ao hospital de referência local.
Recorde-se que, das 525 ambulâncias ao serviço do INEM, 399 estão sedeadas nos corpos de bombeiros, PEM´S e reservas, 78 estão ao serviço do próprio INEM e 48 da Cruz Vermelha (CVP). Em termos percentuais, as ambulâncias INEM atribuídas aos bombeiros cobrem cerca de 80 por cento da totalidade das intervenções pré-hospitalares, os meios próprios do INEM satisfazem mais de 14 por cento e a CVP perto de 9 por cento.

Lisboa, 26 de dezembro de 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
RUGBY DIGITAL - Boletim Digital | by TPN.Adaptação e Colaboração do SMPC de Vª Nª de Cerveira. Visite o Site dos Bombeiros de Cerveira ©2011