Rendição na Capitania do Porto de Caminha

domingo, 9 de setembro de 2012


Ex-comandante da lancha de fiscalização "Rio Minho" regressa a Caminha



O Capitão-tenente Gonzalez dos Paços vai render o seu colega Luís Alves (com a mesma patente) à frente da Capitania do Porto de Caminha, na próxima Segunda-feira, pelas 15H30, em cerimónia que decorrerá no Forte da Lagarteira, em Vila Praia de Âncora, presidida pelo Chefe do Departamento Marítimo do Norte e Comandante Regional do Norte da Polícia Marítima, o Capitão-de-mar-e-guerra Martins dos Santos.


Três anos depois de uma comissão em Caminha, Luís Alves dá lugar a um ex-comandante da lancha de fiscalização "Rio Minho" no período compreendido entre 1999 e 2003.


Currículo do novo Comandante:


O 22791 Capitão-tenente Rodrigo Gonzalez dos Paços nasceu em Espanha a 29 de Maio de 1972 e frequentou a Escola Secundária da Sé - Bragança até 1991.

A 04 de Novembro de 1991 ingressou na Escola Naval, tendo concluído em 1996 a licenciatura em Ciências Militares Navais.

Como oficial subalterno, prestou serviço a bordo do N.R.P. “Zaire”, do N.R.P. “Rio Minho” e do N.R.P. “João Coutinho”, desempenhando as funções de 3º oficial e oficial Imediato, comandante do navio e oficial Imediato respetivamente.

Após terminar o curso de especialização de oficiais em comunicações na Escola de Tecnologias Navais em 2005, embarcou até 2007 a bordo do N.R.P. “João Belo”, tendo desempenhado as funções de Chefe do Serviço de Comunicações,

Oficial de Ação Tática e posteriormente Chefe do Departamento de Operações.

De Outubro de 2007 a Maio de 2008 frequentou o curso de promoção a oficial superior- Marinha no Instituto de Estudos Superiores Militares.

No período de Maio de 2008 a Agosto de 2010 desempenhou o cargo de Chefe do Serviço de Comunicações no Centro de Comunicações e Cifra do Estado-Maior General das Forças Armadas.

Durante a comissão no EMGFA, participou na operação Atalanta entre Dezembro de 2009 a Abril de 2010 como elemento embarcado do Staff do CTF 465 durante a rotação Italiana e de Abril a Junho 2010 como elemento da missão da União Europeia no Quartel-general em Northwood.

De Agosto de 2010 a Abril de 2012 prestou serviço no Centro de Comunicações, de Dados e de Cifra da Marinha, como Chefe do Departamento de Exploração e como Staff Communication Officer da Força Naval Portuguesa (POTG).

Durante a sua carreira frequentou diversos cursos, destacando-se o estágio para comandantes e imediatos de unidade naval (1998), aperfeiçoamento de oficiais em guerra eletrónica (2005), aperfeiçoamento em INFOSEC - segurança de sistemas de informação e comunicações (2005), curso gestão, manutenção e operação do sistema MMHS (2009), aperfeiçoamento em administração de web information services environment-WISE (2009), curso implementing cisco intrusion prevention system (2009), curso geral de segurança de matérias classificadas no Gabinete Nacional de Segurança (2010), aperfeiçoamento em edição de mensagens formatadas MTF/IRIS forms (2010).

A nível particular frequentou vários cursos dos quais se destaca o “Cisco Certified Network Associate”, “Redes Linux”, “Programação de Base de Dados”, “Hardware” e “Sistemas Microsoft”.

Possui vários louvores e foi agraciado com a medalha militar de comportamento exemplar prata, com a medalha militar da Cruz Naval 3ª classe e duas medalhas da EU alusivas à participação a bordo e em terra na operação Atalanta.

Durante a sua carreira conta com 3724 dias de embarque e 11135 horas de navegação.
 
O Capitão-tenente Rodrigo Gonzalez dos Paços é casado com Cristina Isabel Martins Pais, tem um filho, Rodrigo Gonzalez Durán e mora com a sua esposa na Quinta do Anjo, Palmela.
 
 
Fonte: Caminha2000

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
RUGBY DIGITAL - Boletim Digital | by TPN.Adaptação e Colaboração do SMPC de Vª Nª de Cerveira. Visite o Site dos Bombeiros de Cerveira ©2011